Aguarde

A Troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes

Coluna Meus Dentinhos em 14/04/2016 21:09:11

A Troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes.

 

 

            A vinda dos primeiros dentinhos nos bebês acontece normalmente entre os 6 meses e 1 ano. Esses dentes são conhecidos como dentes de leite ou em termos odontológicos como dentes decíduos e compõem a primeira dentição. A cronologia e sequencia de irrupção variam sendo que em alguns casos os dentes podem aparecer antes ou depois do período descrito. Os primeiros dentes a aparecerem geralmente são os incisivos centrais inferiores, seguidos dos incisivos centrais superiores.  Os incisivos laterais superiores e inferiores são os próximos a aparecerem na cavidade bucal. Por volta dos 14 meses nascem nos primeiros molares decíduos, seguidos dos caninos por volta dos 18 meses. Os últimos dentes de leite são os segundos molares decíduos que irrompem entre os 24 meses e 30 meses. Sendo assim, de uma forma geral, as crianças tem a dentição decídua completa por volta dos três anos de idade.

            A dentição decídua apresenta vinte dentes ao total e tem características diferentes da dentição permanente, sendo a presença de diastemas (espaçamento entre os dentes) a principal delas. Isso acontece pois os espaços entre os dentes de leite favorecem a acomodação dos dentes permanentes no momento da troca, já que os dentes permanentes são maiores em altura e largura. As crianças que não apresentam diastemas entre os dentes na fase de dentição decídua devem ter o seu crescimento monitorado para verificar se não haverá falta de espaço para os dentes permanentes. O tratamento precoce facilita a vinda dos dentes permanentes em posições mais favoráveis.

            Entre nos três e os seis anos a dentição decídua não parece sofrer alterações significativas ao olharmos para a boquinha dos nossos filhos. Porém,  no interior dos ossos alveolares de mandíbula e maxila as mudanças são intensas. Nessa fase os dentes permanentes estão se formando abaixo dos dentes de leite, o processo de reabsorção das raízes dos dentes decíduos já está acontecendo e há um aumento da parte posterior da mandíbula e maxila, preparando-se para receber o primeiro molar permanente.

            Perto dos 6 anos de idade começa a primeira fase transitória entre as dentições. Nesta fase ocorre a vinda do primeiro molar permanente (atrás do ultimo molar decíduo) e a troca dos dentes anteriores. Geralmente os primeiros dentes de leite a caírem são os incisivos centrais inferiores, seguidos dos incisivos centrais superiores. Depois vem os incisivos laterais inferiores e superiores. Como na dentição decídua, alterações de cronologia e sequencia também podem ocorrer.  Perto dos 8 anos de idade, as crianças apresentam o que chamamos de dentição mista, composta por 12 dentes de leite (caninos, primeiros e segundos molares decíduos) e 12 dentes permanentes incisivos e primeiros molares).

            A dentição mista permanece desta maneira até os 9/10 anos de idade. Esse período é chamado de período intertransitório, pois não há trocas de dentes. Entre os 10 anos e 12 anos acontece o segundo período transitório com a troca de caninos e molares decíduos por caninos e pré-molares permanentes.  Também aos 12 anos, irrompem os segundos molares permanentes (atrás do primeiro molar permanente). A dentição passa então a ser definida como dentição permanente. Perto dos 18 anos, pode acontecer ainda a vinda dos terceiros molares, conhecido como dente do ciso.

            Diferente da vinda dos primeiros dentes de leite, acompanhada por sintomatologia dolorosa, a vinda dos dentes permanentes é comemorada pela maioria da crianças, que não veem a hora da primeira janelinha. Do momento inicial até a troca completa da dentição a fada do dente tem muito trabalho a fazer, assim como nós, odontopediatras. Apesar de todo esse processo ser natural e fisiológico, algumas alterações podem ocorrer, daí\\r\\na importância do acompanhamento do profissional durante toda esta fase, para monitoramento e intervenções precoces quando necessário. 


            

Dúvidas e Comentários

» Deixe aqui sua pergunta, sugestão de tema ou comentário sobre o post.

Você precisa estar logado para poder comentar.

Fazer login
  • Nenhum comentário encontrado.