Aguarde

As Consultas na Odontopediatria

Coluna Meus Dentinhos em 15/06/2015 23:08:18

Quem gosta de ir ao dentista? Tenho certeza que hoje em dia muitas crianças e adolescentes responderiam a esta pergunta com um sonoro: EU! Até um tempo atrás isto não seria realidade, pelos mais diferentes motivos. Atualmente as visitas ao dentista acontecem em idades precoces, de bebês ainda sem dentes ou na barriga de suas mamães, que vão ao consultório atrás de informações sobre os cuidados dos dentes dos seus filhos. A Odontopediatria é a especialidade da odontologia que cuida da saúde bucal de bebês e crianças e o odontopediatra é o profissional indicado para atender este público, pois sua formação contempla as diferentes técnicas de tratamentos odontológicos assim como técnicas de condicionamento, com base na psicologia infantil. O consultório de odontopediatria é preparado para atender o seu público, com um ambiente pensado para diminuir o medo do desconhecido e  tornar a visita ao dentista um programa divertido. Decoração especial com brinquedos, livros e filmes tornam o ambiente aconchegante e um lugar com o qual as crianças se identificam.  Estes recursos lúdicos ajudam as crianças a entenderem como ocorre a doença cárie e como fazemos para evitá-la, tornando-as motivadas para os cuidados em casa. Bonecos com dentes servem como modelos. Tudo é válido para diminuir a ansiedade, pois as crianças já sabem o que irá acontecer. Os instrumentais utilizados são adaptados em seus tamanhos e funções para um melhor conforto dos pacientes. Além disso, a linguagem é direcionada para cada faixa etária, recorrendo ao cotidiano de fantasias, personagens e brincadeiras com os bebês e  crianças pequenas.   















É claro que mesmo assim, muitos bebês e crianças são resistentes à consulta e ao tratamento odontológico, demostrando suas emoções através do choro. Entendemos que é normal e neste momentos tentamos desviar a atenção da criança contando uma história, cantando uma música ou dando algo em suas mão para segurar. Depois de terminado o procedimento elas saem felizes com os elogios recebidos. Uma parte muito esperada da consulta odontológica é a hora de receber o prêmio ou presente por ter ajudado durante o tratamento.  

E escolher os prêmios que vamos ter no consultório também é uma tarefa divertida para o odontopediatra. Em cada viagem que faço entro em todas as livrarias e lojas de brinquedo, sempre esperando uma novidade que possa ser usada no consultório. E olha que já encontrei algumas muito divertidas! 

Ser odontopediatra é tentar conhecer o universo infantil, é saber qual o DVD que a criançada está assistindo, qual filme vai estrear no cinema, conhecer os desenhos do Discovery Kids, pois estes são os elementos que vão nos ajudar a tornar nossos pacientes motivados e dispostos a cuidar dos seus sorrisos!


Dra. Fernanda Bello C. De Souza (CRO:13.841 - PR)

Especialista em Odontopediatria

www.odontopediatriafernandabello.com


Dúvidas e Comentários

» Deixe aqui sua pergunta, sugestão de tema ou comentário sobre o post.

Você precisa estar logado para poder comentar.

Fazer login
  • Nenhum comentário encontrado.