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Erros e Acertos dos Pais na Alimentação Infantil

Coluna Saúde e Sabor em 08/06/2015 22:09:49


Primeiramente, a comida não deve ser um prêmio nem um castigo para as crianças. Deve ter seu lugar, sua hora, e seu controle desde a infância. Assim evitam-se transtornos alimentícios, como a obesidade, carências nutricionais como a anemia ferropriva entre outras comorbidades tanto na adolescência como na vida adulta.

Hoje em dia observamos que boa parte das crianças consomem mais quantidade de alimentos do que necessitam, e sua alimentação é muito rica em gordura e açúcares, presentes em grande quantidade em alimentos pré-cozidos, nos doces, bolachas e bolos. Além de não consumirem quantidades significativas de verduras, legumes, frutas nem carnes magras. Uma rotina alimentar constante não existe e é comum, por exemplo, que as crianças criem o hábito de sair de casa sem tomar o café da manhã, de comer doce antes da refeição ou de pular as refeições principais e ficar beliscando ao longo do dia. A tarefa não é fácil mas, os pais tem papel fundamental nesta missão. Eles podem estimular o bebê, até os dois anos de idade a provar de tudo um pouco, preparar as refeições com ingredientes variados, frescos e naturais, sempre que possível, não oferecer alimentos prontos/industrializados e oferecer água ao longo do dia.

Algumas dicas do que não fazer são: não obrigar a criança a comer mais do que pode, não castigar à criança retirando a comida por apresentar algum comportamento desfavorável e não festejar um acontecimento importante da vida da criança oferecendo-lhe uma comida sem qualidade. Aliada a estas dicas, uma dose de bom senso, o bom exemplo e a dedicação fica mais fácil! Aí é só acompanhar os resultados positivos na tabela de peso/medidas e esclarecer as dúvidas nas consultas, tanto da nutricionista quanto do pediatra.






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