Aguarde

O Surto Noturno do Bebê

Coluna Consultoria Familiar em 26/09/2015 21:42:01

O  surto  noturno do Bebê


É comum que bebês pequenos tenham surtos de choro no final da tarde ou início da noite. Como bebês não falam, em geral, inicia-se um jogo de adivinhação: é fome, dente, cólica, etc. Com isso, manipulamos muito a criança e a irritação só parece piorar. Muitas vezes, nem ao seio materno a criança descansa. Costumam mamar um pouco e arcar as costas para trás, chorando. Aí pegam novamente o o seio por alguns segundos e choram de novo. A mãe pode pensar nesse momento que está sem leite, que o bebê tem algum distúrbio ou algo assim.


As mães costumam relatar crises de meia hora a três horas de choro. E o episódio costuma terminar da mesma forma que se iniciou, ou seja, repentinamente. Então, o bebê dorme e tudo fica bem.

Em casos isolados, é possível que o bebê esteja com cólica, ou algum outro mal-estar mas, se no seu caso, o bebê chora todos os dias no mesmo horário, vai ser relativamente fácil de lidar com a situação.

Seu bebê, muito provavelmente está com sono. Essa rejeição do seio se dá porque a criança está tão cansada que não consegue se aconchegar nem mamar direito. Fica irritado porque quer dormir e não mamar. Entretanto, como já está muito cansado, não consegue entrar em estado de sono.

Às vezes, os pais acreditam que, colocando o bebê para dormir mais tarde, ele dormirá durante toda a noite ou que o bebê deve ir dormir quando os pais vão. Entretanto, um bebê de 3 meses, por exemplo, dorme entre 10 e 11 horas por noite, além de mais 4 a 5 horas durante o dia. Quando isso não acontece o bebê pode entrar em um looping de cansaço e choro que o impede de dormir. Só depois de muito choro para extravasar essa tensão, ele conseguirá relaxar novamente.

Quando esse é o caso, é interessante que os pais adiantem o horário de colocar o bebê para dormir para cerca de meia hora antes do horário costumeiro do surto. Não há motivo para apreensão. Dificilmente o bebê vai acordar mais vezes ou mais cedo por causa desse adiantamento. Pelo contrário, quando estão menos estimulados e cansados, costumam ter um sono mais tranquilo, menos agitado.


Portanto, identificada a hora que o bebê cansa, inicie uma rotina de hora de dormir antes, de forma que seu bebê já esteja dormindo quando a tal hora chegar.


Dúvidas e Comentários

» Deixe aqui sua pergunta, sugestão de tema ou comentário sobre o post.

Você precisa estar logado para poder comentar.

Fazer login
  • Nenhum comentário encontrado.