Aguarde

O uso de cosméticos na gravidez

o que usar?

Coluna Cuidados com o Corpo em 22/04/2015 11:08:46

Gravidez não é doença! Quantas mamães já ouviram esta frase? 

Mas todo cuidado é pouco! 

É bom ressaltar que é durante a gestação que a mulher necessita de atenções e cuidados especiais.

Além do corpo  estar em constante transformação, a gestante está em fase de grande alteração hormonal, o que a deixa mais  sensível e mais suscetível às manchas e irritações na pele.

Os procedimentos estéticos devem ser bem cautelosos e os ativos utilizados precisam ser seguros para a gestante e para o bebê. Mesmo os cosméticos de uso continuo precisam ser revisados.

Ultimamente os cosméticos não possuem somente uma ação superficial, eles agem mais profundo na derme e algumas vezes apresentam absorção sistêmica (passando para a corrente sanguínea), o que pode induzir atividades fisiológicas e até afetar  o desenvolvimento do bebê.

As futuras mamães devem ficar atentas ao surgimento dos seguintes sintomas: 

- Distúrbios de pigmentação (cloasma)

- Estrias

- Acne    

- Pêlos e unhas

Todos estes sintomas exigem produtos bem formulados e com eficácia assegurada . Ainda não se pode afirmar o que é ou não totalmente seguro para as gestantes, pois depende da legislação de cada país.

As grávidas têm uso restrito de alguns filtros solares, tinturas capilares e derivados minerais, entre outros. 

É  importante destacar que  quase nenhum cosmético é testado em gestantes. No entanto,  elas estão proibidas de usar uma série de substâncias. 

A tabela foi criada pela FDA, órgão americano,  que regulamenta os medicamentos nos EUA  e é baseada em estudos científicos,  que apontam as substâncias que podem ser prejudiciais para a saúde do feto.

Lista dos ativos PROIBIDOS:

Ureia: Os hidrantes mais comuns contém a substância e não devem ser usados por gestantes porque penetram  nas camadas mais profundas da pele, podendo atravessar a placenta e causar danos ao bebê. 

Recentemente, a Anvisa proibiu os produtos com mais de 10% de ureia. 

Parabenos: Encontrados em cremes, xampus, condicionadores, hidratantes e na maioria dos cosméticos, os conservantes parabenos apresentam propriedades estrogênicas, ou seja, comportam-se como se fossem o estrogênio, um hormônio feminino. Podem ser identificados na formulação dos cosméticos e desodorantes com diversas nomenclaturas: Parabenos, Methylparaben, Ethylparaben, Propylparaben e Butylparaben. 

Formol: Alguns tipos de conservantes produzem e liberam formol na pele. Além da conhecida toxicidade do formol, um estudo realizado no Departamento de Dermatologia da Universidade de Debrecen, na Hungria, publicado no Experimental Dermatology, (maio de 2004), revelou que o formol pode contribuir para o aparecimento do câncer, induzido pela radiação ultravioleta do sol.

Procure pelas seguintes nomenclaturas: quaternium-15, diazolidinil hora, imidazolinil ureia e DMDEM hidantoina. 

Propilenoglicol: Pode desencadear alergias e irritações. Para saber se o cosmético contém essa substância na composição, verifique a palavra propylene glycol no rótulo da embalagem. 

Corantes e essências artificiais: Podem causar alergias nas pessoas mais sensíveis. Já existem cosméticos sem corantes e sem essências, ou perfumados com extratos de óleos essenciais. 

Benzofenomas e derivados de cânfora: Encontradas nos filtros solares, têm a capacidade de imitar o hormônio feminino estrogênio. O uso contínuo pode causar desequilíbrios hormonais e aumentar o risco de doenças, como o câncer. Evite produtos com benzophenone e 3 (4-Methyl-benzylidene). 

Por isso, prefira cosméticos que apresentem na bula as informações abaixo:

- livres de testes em animais;

- os ativos e a concentração de cada um;

- ausência de substâncias sensibilizantes, como as Bases Biocompatíveis, (que contém óleos vegetais ricos em ômegas 3, 6 e 9, sendo importantes para garantir a segurança e eficácia dos cosméticos), pois estão entre os fatores que influenciam a carreação e penetração dos ativos na pele.

Cuide bem de você e do seu bebê!




Dúvidas e Comentários

» Deixe aqui sua pergunta, sugestão de tema ou comentário sobre o post.

Você precisa estar logado para poder comentar.

Fazer login
  • Nenhum comentário encontrado.