Aguarde

O Uso de Umidificador de Ar

Coluna Pneumologia em 31/08/2015 20:16:21

USO DE UMIDIFICADORES DE AR




O umidificador de ar pode ser uma ferramenta importante em época de tempo seco. Mas o uso incorreto deste aparelho pode ser tão prejudicial à saúde quanto o ar seco.



Quando a umidade relativa do ar está abaixo de 30%, a mucosa das vias respiratórias fica ressecada e perde seu poder de proteção, aumentando a chance de doenças alérgicas e respiratórias. Qualquer método que melhore a umidade do ar pode ser benéfico, como um balde de água no ambiente, mas um umidificador é mais potente e bem mais prático. Atenção ao uso correto deste aparelho, pois o excesso de umidade no ambiente pode provocar aparecimento de mofo e bolor, tão maléfico para as vias aéreas quanto o ar seco.


A recomendação é deixar o umidificador ligado por 3 horas antes de dormir, e desligá-lo após este tempo. A água usada deve ser potável e não deve ficar parada dentro do aparelho, e sim trocada diariamente. Outras medidas importantes são beber água, que vai ajudar na hidratação do organismo como um todo, e hidratar a mucosa nasal com soro apropriado.


Em caso de sintomas respiratórios, procure seu médico!

Dúvidas e Comentários

» Deixe aqui sua pergunta, sugestão de tema ou comentário sobre o post.

Você precisa estar logado para poder comentar.

Fazer login
  • Nenhum comentário encontrado.