Aguarde

Vitamina D

Benefícios e cuidados

Coluna Nascer e Crescer em 13/04/2015 18:00:50

A vitamina D virou até capa de revista ultimamente, mas não é de hoje que nós pediatras temos nos preocupado com a suplementação desta vitamina.

O papel da vitamina D no metabolismo do cálcio e do fósforo, que interfere no crescimento e desenvolvimento da criança, já é conhecido há muito tempo, mas o motivo do assunto se tornar tão viral ultimamente é que há indícios de que ela participe na prevenção das infecções respiratórias, diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e câncer.  Além de ser obtida pela dieta, é sintetizada pela exposição da pele à luz ultravioleta. Eis que surge aí um grande dilema, pois o alimento só nos supre cerca de 30 por cento das nossas necessidades diárias, e o restante precisa vir pela pele. Como crianças com menos de seis meses não devem ser expostas ao sol e aquelas com idade superior a seis meses devem utilizar protetores solares, para minimizar o efeito cumulativo dessa exposição por provocarem lesões de pele como manchas e câncer, é preciso realizar a suplementação medicamentosa da vitamina D.

É consenso que crianças brasileiras com menos de dois anos devem receber suplementação de vitamina D, porém venho sempre ressaltando para meus pacientes a importância desta suplementação ser estendida até a adolescência, o que já ocorre em países de clima temperado como os Estados Unidos, afinal o sol não parece ser um companheiro tão fiel na nossa cidade. 


Dúvidas e Comentários

» Deixe aqui sua pergunta, sugestão de tema ou comentário sobre o post.

Você precisa estar logado para poder comentar.

Fazer login
  • Nenhum comentário encontrado.